Páginas

quinta-feira, 30 de junho de 2011

Jardim Particular


 Cantares 4: 10-16 ( Texto tirado da Bíblia Viva)

Salomão descreve uma noiva amada, fala de sua formosura, seus olhos, seus lábios, seus cabelos, seus seios, enfim descreve sua amada com grande beleza e como ela é perfeita.

“Você é linda demais, meu amor; em você não há o menor defeito.”
 Cantares 4:7

E o quanto Ele deseja estar com ela.

"Venha comigo do Líbano, minha noiva. Do alto do monte, do topo do monte Hermom, onde vivem os leões e os leopardos, lá de cima nós olharemos a terra. Você conquistou o meu coração, minha bela noiva; você me venceu com um simples olhar, só com um enfeite do seu colar.”
Cantares 4:8,9

Fala do seu amor por ela, e que é um jardim fechado particular Dele, seu aroma é das melhores especiarias, óleos e incensos.

“Minha querida, minha noiva, como é doce o seu amor. É melhor que o vinho; o perfume do seu amor é melhor que o das mais finas colônias. Os seus lábios, minha querida, são feitos de mel. Sim, debaixo de sua língua há mel e leite. O perfume dos seus vestidos é como o cheiro das montanhas do Líbano, cobertas de bosques.
 A minha noiva querida é como um jardim particular, como uma fonte que é só minha e de mais ninguém. Você é como um pomar, carregado de frutos preciosos, cheirando aos perfumes mais raros; nardo e açafrão, cálamo e canela, e outros tipos de pó perfumado; mirra e aloés, e muitos outros perfumes deliciosos. Você é a fonte do jardim, uma fonte de águas correntes, tão refrescantes quanto os riachos das montanhas do Líbano.”

Cantares 4: 10-15

Bom, penso que Salomão simboliza Jesus e a noiva é a igreja. Ou seja, VOCÊ, porque a igreja é todos aqueles que pertencem a Cristo.
Então, Jesus ti vê como está descrito em Cantares você é amado ( a) tem uma beleza incomparável e um aroma agradável  a Ele, deseja estar com você e fazer de você um  “jardim particular, como uma fonte que é só minha e de mais ninguém.” Ele apostou tudo em você deu a si mesmo, o amor Dele descrito aqui muito antes de você existir  para ser somente dele o seu viver.
Se você é jardim de Cristo, o aroma que produz é Dele!


“Mas, demos graças a Deus! Porque Cristo, por meio daquilo que fez, triunfou sobre nós, de modo que agora, aonde quer que vamos, Ele nos utiliza para falarmos aos outros a respeito do Senhor, e para espalharmos o Evangelho como um perfume suave.
Para com Deus, há um cheiro refrescante e saudável em nossas vidas. É o perfume de Cristo dentro de nós, um aroma tanto para os salvos como para os não salvos ao nosso redor.”
2 Coríntios 2: 14, 15

Quando Paulo diz que somos o aroma de Cristo, ele diz que somos os mensageiros da Palavra de Deus, espalhamos Sua mensagem como uma fragrância. Isso tem a ver com  testemunho de vida,
Nossa essência é Jesus Cristo!


O bom perfume influencia sem alarme, não grita, ele penetra. Não fala, mas se impõe. Atrai as pessoas e é envolvente. Torna o ambiente mais agradável.
Testemunhar não é apenas falar de Jesus ou se tornar membro de uma igreja. É mais que exercer cargo na igreja, pregar a Palavra ou fazer parte do grupo de missões. Dizemos a quem pertencemos com o nosso viver.
Nós temos que cuidar para que o perfume de Cristo que está em nos não seja adulterado por outros cheiros externo, deixando o pecado entrar no jardim. Se o perfume de Cristo está impregnado em nós, nenhum cheiro externo ou cheiro ruim no meio em que vivemos poderá penetrar em nosso corpo.
Somos agradáveis a Deus pelo aroma que nos impregna que é o aroma de Cristo.


Bíblia nos fala em vivermos uma vida reta e justa, que reflita a vida e o caráter de Jesus. Fomos feitos para sermos semelhantes a Ele e fazermos como Ele fez e andarmos como Ele andou. Tendo como referência sua conduta, sua postura, sua santidade e sua palavra.


O crente precisa viver dignamente, de maneira que tudo que faz é para edificação do corpo, salvação de almas e glória do nome de Deus.
É isso que Ele espera de sua vida.
Como tem sido seu comportamento com as pessoas ao seu redor?
Elas tem sentido o aroma de Cristo em você?


"Vamos, vento norte, acorde! Venha, vento sul, sopre no meu jardim e leve esse delicioso perfume para o meu amado. Ah, tomara que o meu amado venha para o seu jardim e coma os seus frutos escolhidos! "
Cantares 4: 16


O que você tem feito com o jardim que Jesus plantou em você será que pode pedir para o vento soprar em seu jardim e o seu aroma vai atrair o Noivo Jesus. Seu aroma atrai as pessoas para Cristo
Deus quer você como bom perfume Dele, para transformar esse mundo que está cheirando muito mal!



Deus abençoe VOCÊ!!!!
Cristina do Carmo 

quarta-feira, 29 de junho de 2011

Atendendo ao chamado de Deus

O Senhor Deus me disse:
- Antes do seu nascimento, quando você ainda estava na barriga da sua mãe, eu o escolhi e separei para que você fosse um profeta para as nações.
Então eu disse:
- Ó Senhor, meu Deus, eu não sei como falar, pois sou muito jovem.
Mas o Senhor respondeu:
- Não diga que é muito jovem, mas vá e fale com as pessoas a quem eu o enviar e diga tudo o que eu mandar. Não tenha medo de ninguém, pois eu estarei com você para protegê-lo. Sou eu, o Senhor, quem está falando.  (Jeremias 1:4-8)

Desde quando Jeremias ainda estava no ventre de sua mãe, Deus já o havia escolhido e o separado para ser um profeta. Deus sempre tem um projeto para nossas vidas, só que na maioria das vezes nós fazemos os nossos próprios projetos e os nossos planos de vida e nos esquecemos que há um Deus que nos criou e que cuida de nós e que tem planos para nós.
Jeremias ouviu a voz de Deus, mas a primeira coisa que ele disse é que era muito jovem e não sabia como iria falar...
Quando Deus chama alguém, Ele capacita essa pessoa. A confiança de que tudo vai dar certo não pode estar em nós mesmos, mas tem que estar em Deus, pois d’Ele virá a capacitação.

Não sei quantos Jeremias temos hoje, que ouvem a voz de Deus mas se recusam a fazer o que Ele está pedindo, colocando diversas barreiras no caminho.

Eu fui um exemplo de Jeremias e quero compartilhar com vocês a minha experiência.
“Sempre fui uma pessoa bem ligada as coisas da igreja, e a pastora começou a me chamar para orar pelos dízimos e ofertas. Eu não gostava muito pois ficava com um nervosismo horroroso. Se ela me avisava de manhã, eu passava o dia inteiro inquieta, sem fome até a noite. Era algo que eu não gostava e eu já tinha dito para Deus me usar da maneira que Ele desejasse. Até que por conta desses nervosismos eu disse pra Deus que não queria mais orar, se eu não parece de ficar nervosa daquele jeito eu não queria mais. E daí então se passaram meses e a pastora não me chamava mais para orar, e eu comecei a sentir falta. Então me veio na mente quando eu disse pra Deus que queria que ele me usasse e quando ele começou eu disse que não queria mais. Nessa hora eu estava na escola bíblica dominical e me arrependi e disse pra Deus que ele poderia sim me usar, e saindo da sala de aula a pastora veio e falou: “Bruninha você ora pelas ofertas hoje a noite?” Na mesma hora eu vi que eu impedi o agir de Deus, mas a partir do momento que me arrependi de dizer não, Ele estava ali pra dizer: vamos continuar o caminho que tracei pra você. “

Quantas vezes nós dizemos pro Senhor “usa-me”, mas quando Ele começa a usar, nós interrompemos o agir d’Ele por algum motivo. Deus te convida a entregar sua vida por completo nas mãos d’Ele. Ele quer te usar, e Ele vai te capacitar pra isso. Tão somente esteja na dependência plena de Deus e não tenha medo.


Ai o Senhor estendeu a mão, tocou nos meus lábios e disse:
- Veja! Eu estou lhe dando a mensagem que deve anunciar. Hoje, estou lhe dando poder sobre nações e reinos, poder para arrancar e derrubar, para destruir e arrasar, para construir e plantar. (Jeremias 1:9-10)



Deus abençõe!
Grande abraço,
Bruna Ferla. 

terça-feira, 28 de junho de 2011

Aparência

Assim como a água reflete o rosto, o coração reflete quem somos nós.
PV 27.19


Bom pessoal, e então, eis que vem a parte mais complicada de falar!
Na verdade a palavra chave é JULGAR!
Eu vou ser sincera, quantos de nós já não julgamos alguém pela sua aparência? Eu já, e me envergonho disso!
Amigos, nós que somos quem leva o amor de Deus ao povo, principalmente NÓS, precisamos acabar com isso!


Nós nos achamos tão perfeitos, e ao mesmo tempo esquecemos de algo muito importante, como a justiça, a necessidade de ser fiel a Deus e a pratica da misericórdia para com o próximo.
Nós que trabalhamos com evangelização, temos que estar prontos a enfrentar muitas coisas, e também, esquecer de sair julgando todos que vemos na rua, Deus ama a todos por igual, mesmo sendo alguém baixo, alto, magro, gordo, deficiente, ou mesmo diferente no seu modo de se vestir! Deus ama a TODOS POR IGUAL!


Em Tiago 2. 1,2,3,4,5,8,9  Deus diz;
Meus irmãos, não tenhais a fé de nosso Senhor Jesus Cristo, Senhor da glória, em acepção de pessoas.
Porque, se no vosso ajuntamento entrar algum homem com anel de ouro no dedo, com trajes preciosos, e entrar também algum pobre com sórdido traje,
E atentardes para o que traz o traje precioso, e lhe disserdes: Assenta-te tu aqui num lugar de honra, e disserdes ao pobre: Tu, fica aí em pé, ou assenta-te abaixo do meu estrado,
Porventura não fizestes distinção entre vós mesmos, e não vos fizestes juízes de maus pensamentos?
Ouvi, meus amados irmãos: Porventura não escolheu Deus aos pobres deste mundo para serem ricos na fé, e herdeiros do reino que prometeu aos que o amam?
Todavia, se cumprirdes, conforme a Escritura, a lei real: Amarás a teu próximo como a ti mesmo, bem fazeis.
Mas, se fazeis acepção de pessoas, cometeis pecado, e sois redargüidos pela lei como transgressores.
Devemos ser fiel a Deus, e seguir seu mandamentos, amar uns aos outros!


Para acabar com tudo isso, é que devemos nos limpar de todo esse pecado de julgar as pessoas, e isso começa por dentro, na mente. Se estivermos puros internamente, nossa aparência externa vai refletir isso e terá uma beleza real, pois quando julgamos ficamos horríveis tanto externamente quanto internamente, Deus fica muito chateado quando vê que nós, não respeitamos e nem amamos o próximo por sua aparência!


Vamos nos purificar de todo esse pecado, e cuidar para não pecar mais, Jesus é um exemplo a seguir, ele tocou em enfermos e os curou, transformou uma prostituta em uma mulher de bem, Jesus, não teve vergonha, medo, ou julgou ninguém, Ele foi perfeito em tudo o que fez! Claro que Ele também fez tantas outras coisas boas, que servem de exemplo para nós!
Devemos seguir Seu exemplo e ir contra tudo o que esse mundo diz amar as pessoas mesmo com suas diferenças!

;}



Boa semana para todos vocês, que Deus abençoe a vida de cada um!
Beijos, Bárbara Ferreira.




segunda-feira, 27 de junho de 2011

Vivendo a promessa



Ora o Senhor disse a Abrão: Sai-te da tua terra, e da tua parentela, e da casa de teu pai, para a terra que eu te mostrarei. E far-te-ei uma grande nação, e abençoar-te-ei, e engrandecerei o teu nome, e tu serás uma benção. E abençoarei os que te abençoarem e amaldiçoarei os que te almadiçoarem; e em ti serão benditas todas as famílias da terra.
Gênises 12: 1 à 3

O Senhor tem promessa para cada um de nós, tem um plano traçado para nossas vidas, planos que devemos realizar aqui na terra, porém para que consigamos cumprir esses planos, temos que estar dispostos a obedecer a Deus e seus mandamentos para nós. 



Podemos observar acima, a história de Abrão, ele tinha um lar, onde ele vivia muito bem com sua família e servos, até um dia em que Deus mandou que ele saísse da casa de seus pais, e fosse para um lugar onde Ele iria mostrar. Muitas vezes em nossas vidas Deus nos dá a oportunidade de obeder, mas só cabe a nós escolher, como Abrão não estamos enchergando lá na frente, não sabemos o que encontraremos no caminho da terra prometida, ou da tão sonhada promessa, mas obedecer e sair da casa é o primeiro passo, para a realização da promessa.
Eu não estou falando pra você sair da sua casa, mas estou propondo a você abandonar o velho homem, deixe seus velhos hábitos, aqueles que te afastam de Deus, seus velhos pensamentos, pois o coração do homem é enganoso, vamos abandonar nossos desejos pequenos, colocar o pé na estrada em busca dos sonhos do nosso Pai, é hora de sair da zona de conforto, e ter ATITUDE, te convido hoje à viver a promessa, busque o milagre!



Quando Abraão obedeceu e saiu de sua casa, à partir desse momento ele deu liberdade para Deus agir em sua vida, ele abriu o coração totalmente e confiou que Deus iria cuidar dele. Quando nós entregamos o leme do nosso barco(vida) nas mãos de Deus, o Senhor começa a conduzir nossos planos e sonhos e a certeza da promessa cumprida, começa a surgir.

Então o levou fora, e disse: Olha agora para os céus e conta as estrelas, se as podes contar. E disse-lhe: Assim será a tua semente. E creu ele no Senhor, e foi-lhe imputado isto por justiça.
Gênises 15: 5 e 6

Abraão deu o primeiro passo e obedeceu o Senhor, saiu da terra de sua parentela, ele já estava vivendo a promessa e a boa notícia para quem vive a promessa é que nada é impossível para aquele que confia em Deus . Abraão queria ter um filho, porém já estava velho e sua esposa era estéril, mas como lemos acima, Deus prometeu a Ele que sua decendência seria como as estrelas do céu, e melhor do que a promessa, é que Deus com sua inifita misericórdia cumpriu cada promessa feita à Abraão e da melhor maneira possível. Nosso Deus é muito fiel! E se Deus fez a Abraão, ele pode fazer na sua vida também, CREIA, obedeça e viva a promessa.



 E agora eu te pergunto, quais são as promessas de Deus para sua vida?
Você acha que você tem algum motivo para desconfiar de que Ele possa cumpri-las?
Aquele que te criou e que te ama incondicionalmente, com toda certeza tem o melhor para você!



Hoje te convido a começar a semana saindo da tenda, a olhar para o céu, tente contar quantas promessa Deus tem para sua vida, e mesmo que você não consiga contá-las, creia, Ele tem muitos sonhos para você.

Escute Deus falar com você:



Uma semana de vitória!

Mariana Tavares

domingo, 26 de junho de 2011

Honrar com uma ajudinha.

 Honra a teu pai e a tua mãe, como o SENHOR teu Deus te ordenou, para que se prolonguem os teus dias, e para que te vá bem na terra que te dá o SENHOR teu Deus. 

Deuteronômio 5:16 

Eu arrisco a dizer que esse é um dos versículos mais difícil de cumprir. Que digo o porquê, mas um porque com olhar de filha... RS
Muitas vezes brigamos com os nossos pais, discutimos, não concordamos com os pensamentos deles, etc. E em muitas dessas brigas acabamos querendo “esganá-los” KKKKKKKKKKKKKKKKKK
isso é apenas uma força de expressão, mas que ficamos muito bravos, isso ficamos mesmo.
Existem “n” motivos para as brigas entre pais e filhos ocorrerem, e às vezes os motivos são os mais fúteis, ou mesmo porque os nossos pais não querem nos dar algo ou ir a algum lugar. E não aceitamos essa respostinha famosa que nem deles, a resposta tão odiada, mas muitas vezes precisas.
Como dói ouvir um NÃO, na hora que mais queremos o SIM, não é verdade filhos? rsrsrs



Mas como já disse é necessário esse não, e outra os pais sabem o que o melhor para nós; só que o maior problema disso é que o pai e a mãe acabam não explicando o porquê disseram o NÃO, e é ai que complica tudo, é ai que os pais regam a florzinha da raiva... rsrsrs
E é nessas horas que não honramos os nossos pais... e não está certo de maneira nenhuma. Temos que honrá-los de qualquer forma, e em qualquer momento. (Mas é difícil honrar nessas horas, pois também sou filha poxa! kkkk)
Um dos motivos dessa palavra é para alertar os pais... darei umas dicas preciosas para melhorar o relacionamento entre pai e filho...

1º Não custa você (pai) explicar o motivo da resposta NÃO. (porque o que passa na cabeça dos filhos quando um pai da essa resposta e não a explica, é que não há motivos para não deixá-lo ir à algum lugar ou não dar algo, por isso pais EXPLIQUEM os motivos, se eles existem né.)


2º Nos ajudem a honrá-los, pois na bíblia mesmo diz: “Não provoquei a irá de seus filhos.(Efésios  6:4)” Então acho que se você nos ajudarem a honrá-los tudo ficará bem melhor e mais fácil.
3º Tentem terem uma relação amigável com seus filhos, os pais não têm que ser somente pai, é preciso ser amigo. Tenho certeza que se um pai e filho forem amigos, a harmonia será muito melhor, os diálogos serão mais fáceis e os “puxões” de orelha não doerão tanto.

4º Pais dêem valor aos teus filhos. Muitas vezes eles tentam agradá-los da maneira deles e vocês não vêem isso, só sabem criticar, então pare e pense se você já disse que está orgulhoso de seu filho ou mesmo se já disse que o ama.

Acho que se os pais seguirem essas dicas a relação poderá melhorar. Mas não bastam somente os pais se dispuserem para melhorar a relação, os filhos precisam querer ter uma boa relação com seus pais, porque somos nós que temos que honrá-los e não ao contrario, as dicas são apenas para que os pais nos ajudem a tornar mais fácil honrá-los, mas se os pais não seguirem as dicas nós mesmo assim teremos que seguir as ordens de Deus.
Peço para que os pais revejam os seus conceitos de como criar um filho, de como lidar com essa relação, e também vocês filhos se coloquem no lugar de seus pais, não é fácil ter que educar um filho. Os pais querem o melhor para nós, e por isso as vezes acabam errando, mas eles não erram com intenção, erram achando que estão fazendo o certo :D



E para finalizar eu falarei de um pai que tenho certeza que é o MELHOR Pai do universo... ele é o pai que nos corrige sem erros, que cuida de nós a todo instante, que é o nosso amigo, que não erra conosco (por mais que achemos que ele não está certo, mas ele sim sabe o que é melhor para nós), enfim como já disse ele é o MELHOR, e ele já provou o seu amor por nós, e esse pai maravilhoso é o nosso DEUS.
Ele é o PAIZÃO que podemos contar sempre, é Ele que estará sempre de braços abertos e ouvidos atentos.  E o melhor de tudo que esse paizão ainda vem com um “brinde”, Ele nos dá um irmão, que com certeza também o melhor e que roga por nós.



Vou parando por aqui... que DEUS abençoe à todos.
Boa semana!
Abraços.


Bianca Tavares

sábado, 25 de junho de 2011

Oração

Quero compartilhar neste sábado com vocês a respeito da oração. As vezes duvidamos da presença de Deus na nossa vida pois Ele é um Deus todo-poderoso, perfeito em tudo que faz mas Deus esta apenas uma oração de distância do seu coração.
"Porque os olhos do Senhor estão sobre os justos e os seus ouvidos estão atentos à sua oração" 1 Pedro 3:12a
Converse com Deus : quando sol nascer coloque o seu dia diante do Senhor , se o medo chegar diga a Ele o que te encomada , se tiver alegre fale o motivo da alegria do seu coração se a preocupação bater a sua porta conte a Ele o que tira a paz do seu coração especifique , conte detalhes.
"As minhas orações não mudam a Deus,mudam a mim mesmo"C.S.Lewis
Somos corpo família de Deus , quero orar por você, coloque o seu nome no comentário deste post e hoje a noite irei orar por você, se quiser colocar o motivo da oração sinta-se a vontade. Que vontade do Deus altíssimo esteja sobre nós e que possamos viver a nossa vida de joelhos e em amor.




                                                                                           Deus abençoe
                                                                                           Rafaela Marton

 

sexta-feira, 24 de junho de 2011

Festa Junina

Festas Junina – Participar ou não?

Olá pessoal, aproveitando a época que acontecem as festas juninas, resolvi fazer uma pesquisa sobre o assunto, e trazer o conhecimento sobre a verdadeira origem, quais são os objetivos da festa, e o que a bíblia diz a respeito.
A festa junina é um dos eventos brasileiro, que geralmente acontece no mês de junho, com comidas e bebidas típicas de roça, música caipira, quadrilhas, fogueiras, balões, leilões, brincadeiras, etc. A primeira comemoração que deu início no dia 24 de junho, com a festa de “São João Batista”, depois veio a de “Santo Antonio” (13 de junho), “São Pedro ”(28 de junho) - um dos santos canonizados pela Igreja Católica.

Mas qual é a origem do nome “festa junina”?

A origem desta comemoração vem desde a antiguidade, quando se prestava culto á deusa "Juno" da mitologia Romana. (Migalhas folclóricas, p.99 Mariza Lira), os festejos a esta deusa eram denominados Jônias, origem do nome atual "festas juninas".
Esta festa foi trazida da Europa antiga para o Brasil pelos portugueses, e era conhecida por diversos povos: celtas, egípcios, bascos e sumérios, como uma festa popular que marcavam o inicio da colheita, dos dias 21 a 24, nessas festas eram realizados diversos rituais benéficos para a colheita, ofereciam-se comidas, bebidas e animais a vários deuses; algumas danças ao redor da fogueira para espantar os maus espíritos, etc. No Brasil estas comemorações foram simplesmente adaptadas para o calendário cristão pela Igreja Católica, pelo fato de a data, coincidir com a festa de São João.


Algumas das mais conhecidas tradições e superstições dos rituais realizados durante a festas são:

Quadrilha-veio da tradição francesa de dançar em pares durante as festas de salão e os casamentos na corte. É formada por grupos de casais e encena a história de um casamento caipira - dois jovens, vestidos de roupa caipira, o que simples do interior se unem porque a moça está grávida, e seu pai obriga o rapaz a se casar com ela.



 Fogueira- sua origem é pagã e veio de uma antiga celebração do solstício de verão na Europa, e está relacionado ao nascimento de São João Batista. Contam os católicos que Santa Isabel acendeu uma fogueira para avisar à Maria, mãe de Jesus, do nascimento de seu filho, João Batista, no dia 24 de Junho. Para os pagãos, a fogueira espanta os maus espíritos. Segundo a tradição, no aniversário de Santo Antônio, a fogueira é montada em formato quadrangular; no de São João, tem forma de pirâmide; no de São Pedro, formato de triângulo.



Fogos de artifícios e Balões- Os fogos de artifício, segundo a tradição popular, servem para despertar São João Batista. Já os Balões eram usados para levar pedidos aos céus. Os supersticiosos acreditam que é mau presságio o balão não subir, e também para marcar o inicio da festa. O uso de balões foi proibido, e é visto como crime ambiental, pois pode causar incêndios e grandes  catástrofes.

Simpatias- Juninas versam geralmente sobre dinheiro, fartura e casamento. A mais comum é a de colocar Santo Antônio de cabeça para baixo, pendurado pelos pés, na noite do dia 12 de junho – véspera de seu aniversário de morte. No dia seguinte, a pessoa que fez a simpatia deve conhecer um amor.
Para que nunca falte comida, é costume no Nordeste brasileiro colocar um pãozinho dentro da farinheira. É conhecido como pão de Santo Antônio.
Segundo a crença popular, para saber se o ano será próspero, basta colocar uma folha de louro no telhado da casa, no dia 23 de junho – data anterior à comemoração do São João. No dia seguinte, se a folha ainda estiver verde é sinal de dinheiro.


Através desse estudo sobre o que é a festa junina e sua origem, tiramos a conclusão que é um culto/festa dedicada aos santos da igreja católica, e contém um pouco da cultura pagã, isso faz com que as pessoas fiquem envolvidas com: tradições, surpestições, idolatria e esquecendo-se de Deus, e a bíblia diz: O nosso Deus não divide a Glória dEle com ninguém- Êx 20.3-5; Is 42.8 , não deve existir idolatria, nem  o homem fazer imagem de escultura do que há no céu e nem do que há na terra. Exodo 20:4. "Não fareis para vós ídolos, nem para vós levantareis imagem esculpida, nem coluna, nem poreis na vossa terra pedra com figuras, para vos inclinardes a ela; porque eu sou o Senhor vosso Deus." Levítico 26:1

De acordo com a bíblia sabemos João Batista foi o precursor de Jesus e veio para anunciar a chegada do Messias. Sua mensagem era muito severa, conforme registrado em Mateus 3.1-11. Em  Lucas 3.16 João Batista se alegrou com a notícia e declarou que não era digno de desatar a correia das sandálias daquele que haveria de vir, referindo-se ao Salvador (Lc 3.16). Em vida João Batista recusou qualquer tipo de homenagem ou adoração.
É óbvio que ninguém participa dessas festas com o objetivo de estar praticando a idolatria, e hoje existem algumas igrejas evangélicas que estão adaptando essa festa como uma maneira de evangelização e arrecadação de fundos para os necessitados, através das barracas e vestindo-se a caráter, e pensam estar procedendo biblicamente, e isto desagrada a Deus. Não devemos adaptar ao padrão do mundo e nem  se assentar na roda dos escarnecedores. Salmo 1:1.
Na Biblia temos alguns exemplos como  quando o povo de Israel adotou os  costumes das nações pagãs e foi criticado pelos profetas de Deus. Elias desafiou o povo de Israel a escolher entre Jeová Deus e Baal.  “Até quando coxeareis entre dois pensamentos? Se o Senhor é Deus, segui-o, e se Baal, segui-o”.lRs 18.21.
Por isso, como seguidores da Palavra de Deus, devemos tomar muito cuidado para não nos envolvermos com práticas herdadas do paganismo. Pois é muito arriscada a mistura de costumes religiosos, impróprios à luz da Bíblia, adotada por alguns evangélicos. É importante que os líderes e pastores aprofundem a questão, e orientem os membros de suas respectivas comunidades para que criem e ensinem os filhos nos preceitos recomendados pela Palavra de Deus.
Não devemos participar de festa junina, pois como citada acima, é uma festa que veio de uma cultura pagã, onde os pagãos na mesma data ofereciam seus louvores e suas festas em honra daqueles, além disso no dia da festa as pessoas homenageiam os três santos e invocam sua proteção através de missas e fazem promessas confiando em sua suposta intercessão, quando a bíblia nos diz que existe um só mediador entre Deus e os homens -I Tm. 2:5;
 As comidas que são oferecidas nas festas juninas por vezes são benzidas e oferecidas ao santo que nada mais é do que um ídolo, pois a ele se fazem orações, carregam sua imagem em procissões, beijam-na, prostram-se diante dela etc. Como exemplo, temos o famoso pãozinho de Santo Antonio! Entretanto, a Bíblia diz: “Que vos abstenhais das coisas sacrificadas aos ídolos…não podeis participar da mesa do Senhor e da mesa de demônios.” [Atos 15:29 ; I Co. 10:21].Estes são resumidamente alguns poucos motivos, para todo cristão genuíno não participar de tais festividades.
Como vimos, todas as práticas encontradas nas festas juninas são rejeitadas pela Palavra de Deus. Será que Deus se agradaria de tais festividades, quando sabemos que elas desobedecem explicitamente o que Ele ordenou em sua santa Palavra?  Não devemos nos adaptar ao padrão do mundo, pois a bíblia diz: “não vos conformeis com este século, mas transformai-vos pela renovação da vossa mente, para que experimenteis qual seja a boa, agradável e perfeita vontade de Deus.”Romanos 12.2


Adore somente o Senhor! Toda Honra e Glória seja dada ao Nome de Jesus!

 Abraço a todos!!!
Ladylaine Carolina

Fonte:
Defesa da Fé - junho de 2002 nº45;
Jornal - Folha de Rio Preto
, 22/06/2003;
Revista - Galileu
Junho 2003 nº143;
Artigo do CACP
- "As Maldições das Festas Juninas" - Pr. Afonso Martins;
Anotações
particulares do Pb. Paulo Cristiano da Silva
Se alguém quiser saber mais sobre o assunto é só visitar os links abaixo.
Todo o conteúdo postado foi baseado nos artigos dos seguintes sites:
http://pessoas.hsw.uol.com.br/festas-juninas4.htm
http://www.quadrangularbarueri.com.br/os-evangelicos-e-as-festas-juninas.html
http://www.quadrangularbarueri.com.br/as-maldicoes-das-festas-juninas.html