Páginas

sexta-feira, 24 de junho de 2011

Festa Junina

Festas Junina – Participar ou não?

Olá pessoal, aproveitando a época que acontecem as festas juninas, resolvi fazer uma pesquisa sobre o assunto, e trazer o conhecimento sobre a verdadeira origem, quais são os objetivos da festa, e o que a bíblia diz a respeito.
A festa junina é um dos eventos brasileiro, que geralmente acontece no mês de junho, com comidas e bebidas típicas de roça, música caipira, quadrilhas, fogueiras, balões, leilões, brincadeiras, etc. A primeira comemoração que deu início no dia 24 de junho, com a festa de “São João Batista”, depois veio a de “Santo Antonio” (13 de junho), “São Pedro ”(28 de junho) - um dos santos canonizados pela Igreja Católica.

Mas qual é a origem do nome “festa junina”?

A origem desta comemoração vem desde a antiguidade, quando se prestava culto á deusa "Juno" da mitologia Romana. (Migalhas folclóricas, p.99 Mariza Lira), os festejos a esta deusa eram denominados Jônias, origem do nome atual "festas juninas".
Esta festa foi trazida da Europa antiga para o Brasil pelos portugueses, e era conhecida por diversos povos: celtas, egípcios, bascos e sumérios, como uma festa popular que marcavam o inicio da colheita, dos dias 21 a 24, nessas festas eram realizados diversos rituais benéficos para a colheita, ofereciam-se comidas, bebidas e animais a vários deuses; algumas danças ao redor da fogueira para espantar os maus espíritos, etc. No Brasil estas comemorações foram simplesmente adaptadas para o calendário cristão pela Igreja Católica, pelo fato de a data, coincidir com a festa de São João.


Algumas das mais conhecidas tradições e superstições dos rituais realizados durante a festas são:

Quadrilha-veio da tradição francesa de dançar em pares durante as festas de salão e os casamentos na corte. É formada por grupos de casais e encena a história de um casamento caipira - dois jovens, vestidos de roupa caipira, o que simples do interior se unem porque a moça está grávida, e seu pai obriga o rapaz a se casar com ela.



 Fogueira- sua origem é pagã e veio de uma antiga celebração do solstício de verão na Europa, e está relacionado ao nascimento de São João Batista. Contam os católicos que Santa Isabel acendeu uma fogueira para avisar à Maria, mãe de Jesus, do nascimento de seu filho, João Batista, no dia 24 de Junho. Para os pagãos, a fogueira espanta os maus espíritos. Segundo a tradição, no aniversário de Santo Antônio, a fogueira é montada em formato quadrangular; no de São João, tem forma de pirâmide; no de São Pedro, formato de triângulo.



Fogos de artifícios e Balões- Os fogos de artifício, segundo a tradição popular, servem para despertar São João Batista. Já os Balões eram usados para levar pedidos aos céus. Os supersticiosos acreditam que é mau presságio o balão não subir, e também para marcar o inicio da festa. O uso de balões foi proibido, e é visto como crime ambiental, pois pode causar incêndios e grandes  catástrofes.

Simpatias- Juninas versam geralmente sobre dinheiro, fartura e casamento. A mais comum é a de colocar Santo Antônio de cabeça para baixo, pendurado pelos pés, na noite do dia 12 de junho – véspera de seu aniversário de morte. No dia seguinte, a pessoa que fez a simpatia deve conhecer um amor.
Para que nunca falte comida, é costume no Nordeste brasileiro colocar um pãozinho dentro da farinheira. É conhecido como pão de Santo Antônio.
Segundo a crença popular, para saber se o ano será próspero, basta colocar uma folha de louro no telhado da casa, no dia 23 de junho – data anterior à comemoração do São João. No dia seguinte, se a folha ainda estiver verde é sinal de dinheiro.


Através desse estudo sobre o que é a festa junina e sua origem, tiramos a conclusão que é um culto/festa dedicada aos santos da igreja católica, e contém um pouco da cultura pagã, isso faz com que as pessoas fiquem envolvidas com: tradições, surpestições, idolatria e esquecendo-se de Deus, e a bíblia diz: O nosso Deus não divide a Glória dEle com ninguém- Êx 20.3-5; Is 42.8 , não deve existir idolatria, nem  o homem fazer imagem de escultura do que há no céu e nem do que há na terra. Exodo 20:4. "Não fareis para vós ídolos, nem para vós levantareis imagem esculpida, nem coluna, nem poreis na vossa terra pedra com figuras, para vos inclinardes a ela; porque eu sou o Senhor vosso Deus." Levítico 26:1

De acordo com a bíblia sabemos João Batista foi o precursor de Jesus e veio para anunciar a chegada do Messias. Sua mensagem era muito severa, conforme registrado em Mateus 3.1-11. Em  Lucas 3.16 João Batista se alegrou com a notícia e declarou que não era digno de desatar a correia das sandálias daquele que haveria de vir, referindo-se ao Salvador (Lc 3.16). Em vida João Batista recusou qualquer tipo de homenagem ou adoração.
É óbvio que ninguém participa dessas festas com o objetivo de estar praticando a idolatria, e hoje existem algumas igrejas evangélicas que estão adaptando essa festa como uma maneira de evangelização e arrecadação de fundos para os necessitados, através das barracas e vestindo-se a caráter, e pensam estar procedendo biblicamente, e isto desagrada a Deus. Não devemos adaptar ao padrão do mundo e nem  se assentar na roda dos escarnecedores. Salmo 1:1.
Na Biblia temos alguns exemplos como  quando o povo de Israel adotou os  costumes das nações pagãs e foi criticado pelos profetas de Deus. Elias desafiou o povo de Israel a escolher entre Jeová Deus e Baal.  “Até quando coxeareis entre dois pensamentos? Se o Senhor é Deus, segui-o, e se Baal, segui-o”.lRs 18.21.
Por isso, como seguidores da Palavra de Deus, devemos tomar muito cuidado para não nos envolvermos com práticas herdadas do paganismo. Pois é muito arriscada a mistura de costumes religiosos, impróprios à luz da Bíblia, adotada por alguns evangélicos. É importante que os líderes e pastores aprofundem a questão, e orientem os membros de suas respectivas comunidades para que criem e ensinem os filhos nos preceitos recomendados pela Palavra de Deus.
Não devemos participar de festa junina, pois como citada acima, é uma festa que veio de uma cultura pagã, onde os pagãos na mesma data ofereciam seus louvores e suas festas em honra daqueles, além disso no dia da festa as pessoas homenageiam os três santos e invocam sua proteção através de missas e fazem promessas confiando em sua suposta intercessão, quando a bíblia nos diz que existe um só mediador entre Deus e os homens -I Tm. 2:5;
 As comidas que são oferecidas nas festas juninas por vezes são benzidas e oferecidas ao santo que nada mais é do que um ídolo, pois a ele se fazem orações, carregam sua imagem em procissões, beijam-na, prostram-se diante dela etc. Como exemplo, temos o famoso pãozinho de Santo Antonio! Entretanto, a Bíblia diz: “Que vos abstenhais das coisas sacrificadas aos ídolos…não podeis participar da mesa do Senhor e da mesa de demônios.” [Atos 15:29 ; I Co. 10:21].Estes são resumidamente alguns poucos motivos, para todo cristão genuíno não participar de tais festividades.
Como vimos, todas as práticas encontradas nas festas juninas são rejeitadas pela Palavra de Deus. Será que Deus se agradaria de tais festividades, quando sabemos que elas desobedecem explicitamente o que Ele ordenou em sua santa Palavra?  Não devemos nos adaptar ao padrão do mundo, pois a bíblia diz: “não vos conformeis com este século, mas transformai-vos pela renovação da vossa mente, para que experimenteis qual seja a boa, agradável e perfeita vontade de Deus.”Romanos 12.2


Adore somente o Senhor! Toda Honra e Glória seja dada ao Nome de Jesus!

 Abraço a todos!!!
Ladylaine Carolina

Fonte:
Defesa da Fé - junho de 2002 nº45;
Jornal - Folha de Rio Preto
, 22/06/2003;
Revista - Galileu
Junho 2003 nº143;
Artigo do CACP
- "As Maldições das Festas Juninas" - Pr. Afonso Martins;
Anotações
particulares do Pb. Paulo Cristiano da Silva
Se alguém quiser saber mais sobre o assunto é só visitar os links abaixo.
Todo o conteúdo postado foi baseado nos artigos dos seguintes sites:
http://pessoas.hsw.uol.com.br/festas-juninas4.htm
http://www.quadrangularbarueri.com.br/os-evangelicos-e-as-festas-juninas.html
http://www.quadrangularbarueri.com.br/as-maldicoes-das-festas-juninas.html

Um comentário:

Cris disse...

É esclarecedor devemos pensar!!1
Que Deus nos de direção correta a seguir. Deus abençõe!